Uma programação especial vai marcar o aniversário de uma das mais antigas entidades assistenciais de Cascavel.

O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade comemora na segunda-feira, 3 de outubro, seus 45 anos de fundação e de prestação de bons serviços a Cascavel e à região. O Cemic é uma das mais importantes entidades assistenciais do Oeste do Paraná e referência na atenção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como às suas famílias.
Uma programação especial vai marcar o aniversário. As atividades terão início às 8h com acolhida e café da manhã. Às 9h acontecerá circuito de atividades, no ginásio de esportes da entidade, e a partir das 10h serão desenvolvidas ações alusivas à data, com corte de bolo e distribuição de refrigerante. Depois, alunos vão confraternizar em um almoço.
As atividades retornarão ao ginásio às 13h. A partir das 15h haverá, novamente, corte de bolo e distribuição de refrigerante e em seguida acontecerá o Cine Cemic. “Estamos organizando uma programação especial, que mostrará a todos, de uma forma ou outra conectados com o cotidiano dessa instituição, a importância dela no processo de formação de cidadãos comprometidos com a sua comunidade e com o futuro do seu País”, diz o presidente Genesio Pegoraro.

Trajetória

O Centro de Estudos do Menor e Integração à Comunidade foi oficialmente criado em 3 de outubro de 1977 pelo padre Armando de Costa. O objetivo era prestar atendimento social a famílias, integrando principalmente crianças e adolescentes. “Elas participam de inúmeras atividades, todas voltadas à formação e de olho em um futuro promissor e alicerçado em valores importantes à comunidade”, segundo a coordenadora Pedagógica Rozane Rodrigues.

18 mil alunos

Em seus 45 anos, o Cemic contribuiu com a formação de mais de 18 mil alunos. Hoje, a entidade tem 180 matriculados. Eles têm idades entre 6 e 15 anos e participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Realizamos oficinas socioeducativas com o suporte de uma equipe multidisciplinar”, diz a diretora de Comunicação Mariley Noro. “E essas ações todas são extensivas à família”. Há visitas domiciliares, atendimento individualizado, encaminhamentos e encontros com temas pertinentes à pauta da metodologia empregada pela instituição.
Para bancar os custos de uma entidade como o Cemic, há várias ações articuladas e desenvolvidas com apoio da comunidade e parceiros. O Centro dispõe de alguns programas e estruturas que prestam serviços, além de receber subvenções e doações. “O desafio tem sido grande nesses 45 anos, mas com a colaboração de todos o Cemic segue com seu papel e compromisso de fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, diz o presidente Genesio.

Captação de recursos

Para manutenção e implementação dos seus serviços, o Cemic capta recursos por meio de chamamentos públicos, Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura, iniciativa privada, promoções e doações de pessoas física e jurídica e ainda mantém três programas sociais de captação própria, informa a gerente administrativa Vera Anger. São eles:
Nota Paraná: A OSC é cadastrada no Programa Nota Paraná, criado para estimular a cidadania fiscal no Estado. Ao realizar suas compras nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade basta pedir que o seu CPF não seja incluso na nota e então doar o cupom nas urnas do Cemic expostas no ponto comercial. Esses cupons são lançados no sistema do Programa Nota Paraná, gerando créditos que são repassados para a OSC.
Programa de Massas: É uma iniciativa para atender o consumo interno no que se refere à alimentação produzindo alimentos frescos que são consumidos nas refeições diárias. Também fabrica bolachas caseiras, pães e macarrão que são vendidos à comunidade. O horário de atendimento é de de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Bazar Solidário: O bazar é aberto à comunidade diariamente e uma vez por mês, conforme calendário, acontece durante três dias consecutivos com horário estendido. As mercadorias disponibilizadas para venda provêm integralmente de doações. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 16h30.

O telefone de contato do Cemic é o (45) 3227-4729; WhatsApp (45) 9993-7766. O endereço é rua: Maceió, 118, bairro São Cristóvão, Cascavel, Paraná.